Alguma vez você já ficou se perguntando sobre o que trata um projeto elétrico e qual a sua importância? Nesse post nós te ajudamos a entender isso!
O que é Projeto Elétrico?
Um Projeto Elétrico pode ser definido como o conjunto de todas as informações, representações e detalhamentos referentes à uma instalação elétrica. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não envolve somente o diagrama unifilar, mas diversos outros documentos e instruções referentes às instalações planejadas.
A elaboração de um projeto elétrico correto segue uma linha lógica de etapas para mitigar as chances de erros no seu desenvolvimento ou instalação. Qualquer profissional com um certo conhecimento técnico é capaz de criar e elaborar um projeto elétrico, no entanto, somente um técnico ou um engenheiro registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) pode assinar e se responsabilizar por um projeto como esse.
Como ele é feito?
A elaboração do projeto elétrico leva em conta a planta da construção e as necessidades do cliente, com foco no conforto, segurança e funcionalidade da edificação. Ele toma como base o projeto arquitetônico e para iniciar seu desenvolvimento deve ser realizada uma reunião com os clientes para que o projetista possa entender suas necessidades, e assim definir algumas questões, tais como:
- os principais pontos de tomadas;
- como será a iluminação;
- entender as necessidades mais específicas do cliente.
Por que você precisa de um projeto elétrico?
Possuir um projeto elétrico para suas instalações é muito mais do que adquirir um documento, é ter segurança e possibilidades de executar manutenções mais rápidas e assertivas dos seus sistemas .
Esse tipo de projeto abrange as especificações técnicas de todos os elementos elétricos de determinada instalação, além dos quantitativos dos materiais utilizados e instruções de como será feita a instalação desses elementos nos locais correspondentes. Com ele, você terá a garantia de uma utilização segura e eficaz de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos na sua residência, sem receio de que ocorra algum problema ou possíveis acidentes relacionados à rede elétrica.
Ao abrir mão de um investimento como esse, você pode expor seus familiares e bens à riscos, tendo em vista que o dimensionamento de carga incorreto pode ocasionar prejudicar sua utilização e causar grandes transtornos, além de representar um risco gravíssimo de incêndio devido à falhas nos sistemas. Segundo dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), os curtos circuitos representam a maior causa de incêndios no geral, sendo 80% deles residenciais.
Benefícios de contratar um bom profissional para fazer o projeto elétrico:
Dentre as principais vantagens de se ter um projeto elétrico, pode-se citar:
- Evita o desperdício de materiais e erros no dimensionamento de circuitos, e consequentemente, otimiza a execução das instalações;
- Segurança das suas instalações por seguirem as conformidades das normas vigentes, no caso a NBR 5410;
- Dimensionamento correto e personalizado para as suas necessidades;
- Versatilidade de alocação dos pontos elétricos, iluminação e condutos, de forma que mudanças futuras possam ocorrer sem gerar transtornos;
- Previsão de consumo para melhor rendimento de todo o sistema.
Todos esses pontos trazem agilidade na execução do projeto e evita possíveis ocorrências como não colocar tomadas suficientes para que o ambiente seja funcional, colocar tomadas em alturas incorretas, dentre outros problemas.
É inegável que o projeto elétrico é de suma importância para obras de grande e pequeno porte, tendo em vista que esses documentos nos garantem um serviço seguro, eficaz, além de representar uma considerável economia.
Nós da Alicerce realizamos nossos projetos elétricos, conforme as necessidades do cliente e em conformidade com a NBR 5410.
Entre em contato com a Alicerce e solicite um orçamento para o seu Projeto Elétrico. Invista na segurança do seu imóvel e da sua família!