Em alguns momento nos deparamos com esse tipo de problema nas nossas residências, e não conseguimos solucioná-lo, pois não sabemos de onde foi originada a infiltração ou como pode ser evitada tal situação.
A presença de infiltrações nas casas, é algo recorrente em todo o país e afeta diversas partes da edificação, tais como: paredes, lajes, piso, caixa d’água, piscina e garagem. Apesar de comum, as infiltrações geram problemas não só para a saúde das construções, mas também para a saúde humana. Isto porque, o contato dos materiais que compõem a edificação com a água, caso não tenham propriedades impermeabilizantes, intensificam a formação de patologias na edificação, reduzindo a durabilidade destes materiais.
Como também, a presença de infiltrações dentro da sua casa pode proporcionar a formação de fungos, tais como: mofo, bolores, etc., que prejudicam de forma direta a saúde dos moradores.
O que pode causar infiltrações nas casas?
Problemas na rede hidráulica: Quando é notado infiltrações em locais que passam tubulação como banheiro, cozinha, e área de serviço, na maioria dos casos, o problema pode está relacionado a algum vazamento devido a encanação quebrada ou vedação irregular.
Fissuras e trincas: A exposição a variações climáticas causadas pelas ações externas derivadas da ação do sol e chuva, provocam o desgaste dos materiais, ou até mesmo, a falha durante a execução da construção, quando não é realizado a cura do concreto corretamente, podem originar o aparecimento de trincas nas lajes e paredes, por exemplo, as quais possibilitam a entrada de água. Ademais, edificações com calhas insuficientes (inclinações incorretas, diâmetros inferiores, etc.) ou telhas quebradas sofrem com infiltração de água da chuva e potencializam a formação de fissuras.
Baixa qualidade dos materiais: A qualidade dos materiais que são escolhidos para fazer as instalações hidráulicas é bem importante, para que não ocorra rompimento de tubulações e entupimentos, caso aconteça, a água é direcionada para as paredes causando a infiltração.
Umidade: A exposição de paredes a ambientes com presença de umidade, tais como o excesso de água no solo devido a grande quantidade de chuvas, o torna bastante úmido. Dessa forma, a água pode subir pela parede por capilaridade podendo originar o salitre e até mesmo ocasionar danos na estrutura. A não utilização de materiais impermeabilizantes durante a execução da obra em lajes e fundações, tornam as paredes mais vulneráveis a este problema.
Ausência de ventilação: A umidade do ambiente é um dos fatores que ocasionam as infiltrações.
Dicas de como acabar a infiltração em sua residência
Inicialmente, o que deve ser feito para acabar com a infiltração é encontrar o que ocasionou ela. Uma dica é que a água deixa rastros por onde passa dentro das paredes, então, esse sinal pode ser seguido para detectar a origem do problema. Alguns indicativos desse problema podem ser evidenciados por:
- Aumento brusco da conta de água;
- Revestimento soltando ou parede descamando;
- Parede manchada com umidade;
- Pintura com bolhas;
- Gotejamento;
- Aparecimento de fungos;
- Armaduras com corrosão.
Após encontrar a origem, pode ser avaliada com um profissional da área a melhor alternativa para ser solucionado o problema. Existem algumas formas de tratar a infiltração, entre elas estão: limpeza, impermeabilização e pintura.
- Realização da limpeza: Caso ocorra a proliferação de fungos é necessário realizar a limpeza para retirada do bolor formado, utilizando água sanitária.
- Fazer impermeabilização: Nesta fase é retirada a pintura e o reboco, ficando a alvenaria exposta. Dessa forma é possível corrigir as fissuras, fazendo a aplicação de impermeabilizante (manta asfáltica, pintura asfáltica, etc.), para posteriormente ser executado o reboco novamente utilizando argamassa impermeabilizada com aditivo (vedacit, rebotek ou similares).
- Execução de pintura: É de suma importância a escolha de materiais adequados principalmente em áreas molhadas e externas que possuem contato com a água com mais frequência. A utilização de tinta de base acrílica é uma ótima opção para prevenção de infiltração devido sua característica impermeável.
Caso você esteja passando por esse problema ou pensando ainda em construir sua casa do zero, e quer evitar dores de cabeça como essa, procure profissionais qualificados, para que seja garantido durante à execução: a impermeabilização necessária, desde a fundação até a laje; dimensionamento correto de calhas, telhado; e também assegurar a utilização de produtos de excelente qualidade. Isto você pode garantir com um bom gerenciamento de obras, realização de projetos executivos e hidrossanitários.