Primeiro de tudo: o que é um financiamento?
O financiamento para uma construção é um tipo de crédito para quem quer comprar um lote ou construir a casa dos sonhos do zero.
O valor dessa alternativa de empréstimo normalmente cobre até 80% dos custos totais da construção, com exceção da mão de obra. Por isso, é extremamente importante fazer um bom planejamento financeiro.
Nesse tipo de financiamento, o pagamento das parcelas pode ser feito em até 30 anos, a depender da instituição que concedeu o crédito, que é realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Dentre as condições para o pagamento, tem-se:
- as prestações não devem ultrapassar 30% da renda familiar bruta mensal,
- o solicitante deve ser brasileiro maior de 18 anos (ou emancipado com 16 anos completos) e não estar em cadastro de devedores.
É importante ainda que o lote onde se deseja construir já esteja apto para construção.
Para obter o financiamento, é possível usar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Porém, para poder utilizar esse benefício, é necessário cumprir requisitos como possuir carteira assinada há, no mínimo, três anos. Além disso, essa modalidade de financiamento também pode se encaixar em programas federais de habitação, como o Minha Casa, Minha Vida, sofrendo variações conforme o perfil do solicitante e do imóvel financiado.
O que é necessário para conseguir um financiamento para construção?
Para conseguir um financiamento para construção, os documentos da obra necessários para a solicitação costumam ser os seguintes:
- Alvará da construção, emitido pela Prefeitura local;
- Planta baixa, fachadas e os projetos complementares (estrutural, elétrico e hidrossanitário);
- Cronograma físico-financeiro de toda a obra;
- Memorial descritivo de todos os materiais e serviços.
O que analisar antes de contratar um financiamento para construção?
Primeiro passo
Verifique se a instituição financeira é íntegra. Busque sempre informações sobre a empresa e conheça sua reputação por meio de buscas online nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui.
Outra forma de se informar é pesquisando seu CNPJ no site da Receita Federal. Empresas confiáveis disponibilizam essa informação em seus sites ou é possível descobrir em sites de busca.
SEGUNDO PASSO
É importante analisar todas as taxas cobradas pela empresa, assim como as condições de pagamento que ela oferece. Além do valor das parcelas do financiamento, é necessário pagar também taxas de manutenção da instituição financeira, impostos, juros, seguro e outras tarifas sobre o crédito.
Uma dica: é possível obter essa informação por meio dos simuladores de crédito disponíveis.
Além disso, lembre-se de avaliar se o valor da parcela fica dentro dos 30% de sua renda mensal.
TERCEIRO PASSO
Tenha todos os projetos em mãos, assim como o orçamento detalhado da obra que será realizada. Essa etapa é extremamente importante já que as instituições costumam condicionar a liberação do crédito para construção com base no orçamento do projeto a ser realizado.
No geral, esse tipo de financiamento oferece taxas de juros menores do que as linhas de crédito convencionais.
Como fazer um financiamento?
É importante lembrar que as linhas de financiamento para construção variam conforme a instituição financeira. Normalmente, esse processo segue os seguintes passos:
Escolha do terreno
É importante que o terreno escolhido seja bem localizado, ofereça uma boa estrutura e que seja loteado e vendido por uma empresa séria.
Outro ponto importante a ser avaliado é o tamanho do lote, já que ele precisa estar de acordo com o tipo de casa a ser construída. É preciso analisar também o bairro em que ele fica localizado.
O tipo de terreno mais procurado atualmente é aquele localizado em bairros planejados, tendo em vista que eles oferecem uma infraestrutura diferenciada, e mais completa, como rede de água, energia e esgoto, ruas asfaltadas e diversas outras.
simulação de crédito
Por meio da simulação, você poderá ter uma ideia de quais serão os valores da prestação e das taxas de juros, os prazos de pagamento e as demais condições oferecidas pela instituição financeira.
Antes da liberação do financiamento, ela fará uma análise de crédito, por meio da qual também poderá identificar se é possível a utilização do FGTS ou de benefícios sociais, conforme os critérios exigidos.
definição dos documentos e solicitação do crédito
É necessário reunir todos os documentos e levá-los ou enviá-los via internet ao correspondente bancário, para realizar a solicitação de crédito. Normalmente, deve-se apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de renda mais recente (comprovante do Imposto de Renda ou ainda, um extrato de movimentação bancária);
- Comprovante de estado civil;
- Documentos de dependentes menores de 18 anos;
- Declaração do Imposto de Renda;
Podem ser solicitados, ainda, outros documentos, de acordo com o perfil do solicitante.
Após a análise e aprovação do crédito, o solicitante recebe um documento com todos os detalhes de seu financiamento, o que inclui o valor da entrada, subsídios e FGTS, caso haja, valor do financiamento e, principalmente, o Custo Efetivo Total do empréstimo.
compra do lote e desenvolvimento do projeto da casa
Deve-se definir o lote no qual a construção será realizada. Feito isso, será o momento de desenvolver o projeto e todos os detalhes da futura casa.
É importante contratar profissionais qualificados para o desenvolvimento do projeto. Ele deve ser desenvolvido em conjunto: arquiteto e engenheiro civil, garantindo que ele seja feito com qualidade e dentro dos parâmetros legais exigidos na sua cidade.
Neste conteúdo, você viu que o financiamento para construção é uma alternativa para transformar o sonho da casa própria em realidade. Gostou de saber mais sobre o financiamento para construção? Entre em contato conosco e faça seus projetos, personalizados como a Alicerce. Nós tornamos seus sonhos concreto!