Quem nunca passou por algum perrengue relacionado ao encanamento? Infelizmente, problemas envolvendo o sistema de águas residencial como um todo são muito comuns, gerando estresse e prejuízos aos donos do aposento. Porém, você sabia que a maior parte dessas situações inconvenientes poderiam ser evitadas a partir de um projeto hidrossanitário?
Isso mesmo, ter um projeto desse tipo em sua residência, apesar de não muito difundido no senso comum, é de extrema importância para o bom funcionamento e manutenção de uma moradia ou qualquer outro tipo de construção.
E, assim como todo projeto, o hidrossanitário também vai exigir um planejamento e uma observação da situação. Assim, todas as etapas dimensionadas e calculadas para que se tenha a melhor performance das instalações e sempre seguindo as normas para execução.
POR QUE PRECISO DE UM PROJETO HIDROSSANITÁRIO?
O projeto hidrossanitário é classificado como um projeto complementar, ou seja, ele não é obrigatório em algumas situações, mas sempre é necessário para que se evite desperdícios e futuros problemas. Dessa forma, ele complementa o projeto principal, dando informações adicionais que serão importantíssimas durante e após a construção.
Independentemente do porte da obra, ter em mãos um projeto hidrossanitário traz uma enorme segurança. Isso porque nele são avaliadas e previstas as situações desfavoráveis que podem ocorrer na obra, evitando assim erros nas instalações hidráulicas e sanitárias, os quais poderiam acabar em falta de pressão, mau cheiro, vazamento, infiltração, dentre outras adversidades. Além disso, o projeto diminui bastante a frequência de gastos extras com materiais e manutenção.
Logo, no projeto deve constar as plantas da rede sanitária e da rede hidráulica, juntamente com os detalhamentos a respeito da distribuição de água fria, água quente, esgoto e água pluvial ao longo da edificação. Portanto, também é necessário que este projeto esteja alinhado com os demais projetos complementares e com o projeto principal, buscando, assim, evitar que se tenha incongruências durante a construção.
O QUE UM PROJETO HIDROSSANITÁRIO ABRANGE?
Dessa forma, para o melhor entendimento da parte conceitual e funcional de um projeto hidrossanitário, se faz interessante abordá-lo em partes, sendo elas os sistemas: sanitário, hidráulico e pluvial.
SISTEMA SANITÁRIO
Essa parte do projeto determina o melhor caminho que o resíduo doméstico percorrerá até chegar à rede pública ou ao sistema individual de esgotamento sanitário. Assim, é feito o dimensionamento de cada tubulação, com base nos aparelhos sanitários usados, no qual todo esse projeto é feito baseado na NBR 8160, a norma brasileira que estabelece as exigências e as recomendações relativas ao projeto, à execução, ao ensaio e à manutenção dos sistemas prediais e de esgoto sanitário.
SISTEMA HIDRÁULICO
Esse sistema faz o dimensionamento e indica a localização das tubulações e demais componentes hidráulicos, desde o recebimento da água no hidrômetro até o abastecimento nas peças hidráulicas, como louças sanitárias. Para ele, são seguidas todas as exigências estabelecidas na NBR 5626, no qual estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, à execução e à manutenção da instalação predial de água fria.
SISTEMA PLUVIAL
O sistema pluvial garante que águas pluviais sejam destinadas corretamente para a rede de ao local de interesse por meio de calhas, tubos e conexões. Além disso, se pode projetar o armazenamento da água da chuva para utilização de fins não potáveis, sendo seguida a NBR 10844, que fixa as exigências necessárias aos projetos das instalações de drenagem de águas pluviais.
O QUE PODE ACONTECER NA AUSÊNCIA DE UM PROJETO HIDROSSANITÁRIO?
Com a visão voltada apenas para economizar no presente e sem pensar nas consequências futuras, o projeto hidrossanitário é, muitas vezes, não solicitado antes de iniciar uma construção ou reforma. Com isso, estudos indicam que 75% das patologias de uma construção são provenientes das instalações hidráulicas.
Assim, como a ausência desse projeto, existe uma maior possibilidade do acontecimento de chuveiros e torneiras fracos, odores nos ralos, um dimensionamento falho da rede e até a falta de água na residência, além de proporcionar dificuldades na manutenção das tubulações, ter um desperdício de materiais e comprometer a execução da obra por falta de incompatibilidade com os demais sistemas da casa.
Com isso, é notório que o projeto hidrossanitário é essencial para sua construção ou reforma, prevenindo diversos problemas e proporcionando segurança para sua edificação! Então, entre em contato conosco, nós da Alicerce temos uma equipe preparada para realizar um projeto personalizado para você!